O Presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, elencou hoje, na sua intervenção, na conferência promovida pela Câmara Municipal do Funchal, a ‘Funchal Climate Week’, um conjunto de medidas ambientais – as mais emblemáticas – implementadas e em desenvolvimento pelo Governo Regional nos últimos anos.
Do impacto ambiental positivo da gratuitidade dos títulos de transporte para cidadãos até aos 23 anos e com mais de 65, abrangendo itinerários em toda a Região, à sensibilização dos mais jovens, desde o 1º ciclo, através do plano curricular, passando pelo estatuto especial de proteção de que beneficia 65% da área terrestre e 89% da área marítima da Região – em que se inclui os 2.677 quilómetros quadrados da alargada Reserva das Selvagens – até aos investimentos na área energética – centrais de baterias, energia hídrica, eólica, solar –, os quais permitirão que, em breve, se atinja o objetivo de 50% da energia consumida na Região ser produzida a partir de fontes de energia renováveis.
«Nós vamos atingir a capacidade de produzir 50% da nossa energia a partir de renováveis. É um objetivo muito importante, sobretudo se levarmos em linha de conta que vivemos num arquipélago, onde a criação de escala é muito difícil», disse o líder do Executivo.
Numa altura em que se assinalam os 15 anos da aluvião de fevereiro de 2010, Miguel Albuquerque disse ainda que a Madeira soube responder à catástrofe de «forma proativa», com intervenções diretas do ponto de vista da mitigação de riscos.
O Chefe do Governo congratulou a Câmara Municipal do Funchal por ter retomado as conferências do Funchal, recordando que as mesmas foram marcantes na promoção da reflexão durante um largo período da vivência coletiva na cidade e Região.
«Nós, hoje, infelizmente, estamos muito subordinados, não a refletir sobre as coisas, mas a agir momentaneamente sobre os impulsos emotivos, que decorrem das barbaridades múltiplas e variadas que vão pondo nas redes sociais», concluiu.