Miguel Albuquerque falava durante a tomada de posse dos novos corpos sociais da Associação de Barmen da Madeira, novamente liderada por Alberto Silva. Na ocasião, o governante relevou ainda a presença cada vez maior de mulheres na profissão.
Nas suas declarações, o Governo salientou a importância de se apostar nos produtos madeirenses, lembrando a qualidade do rum madeirense, bebida muito utilizada nos cocktails preparados pelos barmen. A propósito evocou o crescimento exponencial do rendimento daquela bebida, que passou dos 600 mil euros em 2015 para os mais de cinco milhões em 2024.
O líder madeirense teceu ainda encómios a Alberto Silva, relevando conhecê-lo há muitos anos, desde o início da Associação, criada em 2008. Uma associação que sucedeu à delegação na Região da Associação Portuguesa de Barmen.
A Associação de Barmen da Madeira faz 17 anos, tendo sido constituída em 27/03/2008. Tem, neste momento, cerca de 270 associados.
Antes disso era a delegação na Madeira da Associação Barmen de Portugal, instituição que foi fundada em agosto de 1970. Uma associação que contou com a participação, desde a primeira hora, de vários barmen madeirenses.
Alberto Silva lidera há 20 anos os barmen madeirenses: antes da associação foi líder da delegação durante três anos.