Miguel Albuquerque mostrou-se satisfeito com os resultados obtidos pelos criadores madeirenses, com vários pássaros classificados nos primeiros, segundo e terceiros lugares.
O que o levou a considerar como excecional o trabalho que vem sendo desenvolvido pela Associação Ornitológica da Madeira, «que só agora teve o estatuto de utilidade pública».
«Têm um conjunto extraordinário de campeões. Acho bom que os madeirenses tenham a noção de que também na Ornitologia a Região está num patamar muito elevado», salientou. E complementou: «É preciso divulgar-se a circunstância de termos ornitólogos de referência, a nível nacional e a nível internacional.
O governante lembrou ainda que «a Associação de Ornitólogos tem tido um percurso excecional de prémios, de reconhecimento, de prestígio».
Frisou ainda ser «mais uma modalidade onde a Região tem, na Europa, no mundo, bons resultados, onde vamos a um campeonato e ganhamos medalhas».
A terminar deu os parabéns aos vencedores e participantes no campeonato do mundo, relevando o facto de ser mais uma forma de divulgar e promover a Madeira no mundo.
Refira-se que foram 13 os expositores madeirenses, com cerca de uma centena de aves, que participaram no campeonato do mundo, tendo alcançado 25 medalhas.
Além da participação recorde de associados da Associação Ornitológica da Madeira, o número de medalhas confirma a melhor performance de sempre dos madeirenses, numa competição deste género.
Assim, receberam medalhas:
Alexandre Camacho (2x Campeão Mundial + 1x 2º + 1x 3º),
António Teixeira (4x Campeão Mundial),
Carlos Renato ( 1x 3º),
Daniel Bruno (1x Campeão Mundial),
João Paulo Silva (1x 3º),
José Aldónio Nóbrega (3x Campeão Mundial + 1x 2º),
José Baptista (1x 2º),
Ricardo Teixeira (1x Campeão Mundial)
Tiago Abreu (4x Campeão Mundial + 2x 2º + 2x 3º), foram os destaques.
João Fernandes, Francisco Andrade, Pedro Garanito e Renato Carvalho não conseguiram alcançar medalhas, mas tiveram igualmente prestações positivas e honraram a comitiva portuguesa
O campeonato do mundo de Ornitologia, que decorreu em Santa Maria da Feira, reuniu criadores, especialistas e ornitófilos de renome internacional, proporcionando a troca de experiências, conhecimentos e boas práticas de bem estar animal, e ainda atribuiu importantes e prestigiantes prémios de nível Mundial.