O presidente do Governo Regional falava durante a entrega de ajudas técnicas à Associação Solidária e de Intervenção Comunitária do Garachico, que decorreu no Quartel dos Bombeiros Voluntários de Câmara de Lobos.
O governante refere que essas ajudas técnicas são para continuar a desenvolver junto das instituições, no sentido de facilitar e de ajudar a população mais idosa e os mais vulneráveis.
«Acho que é um sistema que tem funcionado na região. A nossa perspetiva é uma solução de utilização deste material e depois do retorno deste mesmo material à associação quando já não é necessário, em vez de as pessoas estarem a fazer custos de aquisição de camas articuladas ou de cadeiras de rodas ou outro material de ajuda», adiantou.
Conforme explicou o governante, «a associação cede esses materiais gratuitamente e, depois, quando as pessoas não precisam, voltam novamente para o banco».
Portanto, adiantou, «é uma solução ótima, iniciada em S. Vicente (solução pioneira) e que se deveria estender a todos os concelhos e freguesias da Madeira».
Este projeto foi o mais votado na categoria municipal do Orçamento Participativo do Governo Regional da Madeira, com 756 votos, garantindo um financiamento de 142.233,10€.
Os recursos permitiram a aquisição de equipamentos essenciais, incluindo material informático, 20 cadeiras de rodas, 40 camas articuladas e uma carrinha de 9 lugares, equipada com rampa de acesso para duas cadeiras de rodas, garantindo maior mobilidade e conforto à população sénior da freguesia. Essa carrinha será entregue em breve.