Miguel Albuquerque, aos jornalistas, frisou: «Se tivermos a capacidade de imaginarmos o que eram os serviços de apoio médico há 100 anos, podemos tirar ilações relativamente à importância de termos aqui a Casa da Saúde e os Irmãos, bem como do trabalho extraordinário que têm feito ao longo de todos estes anos, na Saúde Mental, no combate ao alcoolismo, nas drogas….».
O governante falava à margem das comemorações do aniversário do Dia de S. João de Deus, fundador da Ordem Hospitaleira de S. João de Deus (OHSJD), que está na Região há 103 anos.
«Tem sido um trabalho absolutamente extraordinário, que continua a ter o reconhecimento e o apoio da Região Autónoma da Madeira», salientou.
Por outro lado, sublinha que a colaboração do Instituto São João de Deus alargou-se também, entretanto, aos Cuidados Continuados para a Saúde Mental.
Desta forma, releva ser fundamental que se continue trabalhar com as IPSS, no sentido de garantir uma resposta cabal àquelas que são as necessidades da população.
O Instituto S. João de Deus – Funchal (ISJD-Funchal) assinala, no próximo dia 10 de março, o Dia de S. João de Deus, fundador da Ordem Hospitaleira de S. João de Deus (OHSJD) e um símbolo da dedicação à saúde, ao cuidado humanizado e ao apoio dos mais vulneráveis. Patrono dos Enfermeiros e dos Bombeiros, S. João de Deus deixou um legado profundo de Hospitalidade que continua a inspirar gerações de profissionais de saúde e instituições em todo o mundo.
Comemoração do fundador da Ordem S. JOÃO DE DEUS
NÚMERO DE DOENTES INTERNADOS:
A casa de Saúde S. João de Deus tem 330 doente internados:
- 28 Utentes a fazer o programa do tratamento álcool.
- 24 Utentes dos Cuidados Continuados gerais e integrados
- 15 Utentes com drogas – NSP – novas substância psicoativas.
- 45 doentes com doença mental aguda – esquizofrenias, depressão, distúrbios de personalidade.
- 200 Utentes com natureza psicogeriatrica, paliativos, doença mental crónica, doentes inimputáveis perigosos, naturais da Região autónoma da Madeira, regulados pelo Tribunal de Penas de Lisboa e Porto.