Este novo lar, o Solar do Santo, vem criar 74 novas vagas, repartidas da seguinte forma: Estrutura Residencial para Pessoas Idosas com 54 vagas; Centro de Dia com 20 vagas.
As obras a realizar na Estrutura incluem a adaptação dos espaços interiores (quartos, zonas comuns, refeitório, ginásio, piscina e instalações sanitárias), por forma a assegurar a segurança envolvente e a acessibilidade aos espaços (elevadores, rampas, portas e corredores adaptados). Serão também projetadas zonas de convívio e lazer adequadas às necessidades e especificidades dos utentes.
Após a conclusão das obras, o edifício será equipado com mobiliário adaptado às necessidades e especificidades dos utentes (camas articuladas, cadeiras ergonómicas), equipamentos de saúde e segurança (sistemas de monitorização, camas hospitalares, desfibrilhadores) e materiais de apoio às atividades diárias de lazer e de animação.
Esta nova Unidade vai proporcionar cuidados contínuos e segurança aos idosos que não conseguem viver de forma independente e autónoma, proporcionando a cada residente os cuidados de saúde, atividades socioculturais e apoio psicossocial.
São objetivos do mesmo: assegurar cuidados básicos e acompanhamento sócio ocupacional aos utentes; promover a saúde física e mental dos utentes; estimular as relações sociais; capacitar e sensibilização para temas relevantes; melhorar a qualidade de vida dos idosos; combater o isolamento social; reduzir as listas de espera e oferecer uma resposta às necessidades da população idosa.