Todos os anos, 24 de março é comemorado como o Dia Mundial da Tuberculose para ampliar a urgência de acabar com a tuberculose (TB), a doença infecciosa mais mortal do mundo. A TB continua a devastar milhões globalmente, causando graves consequências de saúde, sociais e econômicas.
O tema deste ano é “Sim! Podemos Acabar com a TB: Comprometa-se, Invista, Entregue”. Ele oferece uma oportunidade para refletir sobre os esforços em andamento e encorajar um compromisso mais forte em níveis local, nacional e internacional para acabar com a TB, inclusive combatendo a crescente ameaça da TB resistente a medicamentos.
Um compromisso mais forte é crucial, especialmente porque o declínio do financiamento internacional para a TB no atual clima geopolítico ameaça o alcance das metas globais para acabar com a TB até 2030.
A TB é uma doença contagiosa transmitida pelo ar, causada principalmente pelo Mycobacterium tuberculosis , que afeta mais frequentemente os pulmões. A TB é transmitida pelo ar quando pessoas com TB pulmonar tossem, espirram ou cospem. Uma pessoa precisa inalar apenas alguns germes para ser infectada.
Na Região Europeia da OMS, pouco mais de 170.000 novos episódios de TB foram relatados aos sistemas nacionais de saúde em 2023. Embora a Região seja responsável por apenas 2,1% da carga global de TB, ela continua a ser a mais gravemente afetada por formas da doença resistentes a medicamentos: a Região abriga um quinto do número global de casos de TB multirresistente (21%) e mais de um terço dos casos de TB pré-extensivamente resistente a medicamentos (37%).