Objetivo:
O ecossistema tradicional de inovação urbana está a evoluir para novos modelos que envolvem os cidadãos, garantem a sua participação no processo de tomada de decisão e reforçam a democracia e os direitos. Um número crescente de cidades está a atuar como laboratórios de teste para a inovação e a implementar iniciativas centradas nas pessoas para encontrar soluções para desafios societais, como as alterações climáticas, a digitalização, o crescimento sustentável e a coesão social. Estas abordagens incluem novas iniciativas, como soluções baseadas na natureza e as Missões da UE.
O setor público enfrenta desafios na integração eficaz destas práticas nos processos regulares de desenvolvimento urbano. O sucesso destas abordagens é essencial para aumentar a capacidade das cidades de atrair e reter novos recursos, financiamento e talentos, estimulando o crescimento da inovação disruptiva. Além disso, a colaboração e o fortalecimento das sinergias entre ecossistemas de inovação promovem o desenvolvimento e a resiliência das cidades, inspirando muitas outras a seguir um caminho semelhante.
A Nova Agenda Europeia para a Inovação estabelece uma visão para aproveitar o poder da inovação para impulsionar o crescimento económico, o progresso social e a transição verde e digital na Europa. Esta agenda enfatiza a necessidade de investimentos estratégicos em tecnologias-chave, incluindo deep tech, bem como o reforço e a melhor ligação entre ecossistemas de inovação, através de uma colaboração mais forte entre regiões, para reduzir o fosso da inovação.
Por esta razão, o Prémio Capital Europeia da Inovação reconhecerá o papel das cidades como catalisadoras dos ecossistemas locais de inovação e estimulará novas iniciativas destinadas a promover inovações transformadoras. Financiamento: 600 000€