Este convite tem como objetivo estabelecer Acordos de Parceria-Quadro de dois anos com Organizações da Sociedade Civil europeias.
A cooperação com organizações da sociedade civil de elevada qualidade é relevante devido ao seu amplo contacto com os utilizadores finais através das suas extensas redes, tanto a nível europeu como nacional. Estas organizações desempenham um duplo papel, dado o seu efeito multiplicador de cima para baixo e a sua contribuição de baixo para cima no desenvolvimento de políticas.
A cooperação também promoverá a transferência de políticas, a aprendizagem e o apoio aos objetivos e prioridades da UE (incluindo equidade, inclusão e diversidade, em conformidade com a Estratégia de Inclusão e Diversidade do Erasmus+ e do Corpo Europeu de Solidariedade) entre as partes interessadas nos países participantes.
Esta colaboração contribui para criar um amplo sentido de apropriação das ações e políticas da UE relevantes para os cidadãos e para assegurar que as ideias e preocupações da sociedade civil sejam tidas em consideração a todos os níveis.
É essencial para garantir o envolvimento ativo dos intervenientes da sociedade civil, promovendo a sua participação no Programa Erasmus+ e noutros programas da União Europeia, bem como para divulgar políticas, resultados dos programas e boas práticas entre as partes interessadas e para além das suas redes.
A cooperação com organizações da sociedade civil na área da educação e da formação é fundamental para sensibilizar e contribuir para a concretização do Espaço Europeu da Educação e de outras agendas políticas setoriais europeias junto dos cidadãos europeus.
Além disso, a cooperação com estas organizações é essencial para fornecer à Comissão análises e aconselhamento sobre as principais prioridades em matéria de educação e formação, conforme estabelecido no Espaço Europeu da Educação e no Plano de Ação para a Educação Digital.