A Direção Regional de Juventude informa que abrem hoje as candidaturas para os jovens residentes na Madeira, que queiram participar nos programas Jovem em Formação, Monitor Júnior e Colombo, durante os meses de julho e agosto.
Até ao dia 30 de abril, os jovens interessados poderão formalizar as candidaturas na Plataforma da Juventude. Os colocados farão um mês de estágio no verão em empresas públicas, entidades privadas sem fins lucrativo; creches e estabelecimentos de educação pré-escolar públicos e privados; associações juvenis ou equiparadas; associações de estudantes do ensino superior; e associações e clubes desportivos.
O Programa Jovens em Formação visa promover a ocupação dos teus tempos livres, de modo transversal, através do desempenho de atividades formativas que permitam um contacto experimental com algumas áreas profissionais, de modo a desenvolveres o teu sentido de responsabilidade e de participação social. Podem candidatar-se jovens dos 14 aos 25 anos e o programa tem a duração de 1 mês, com direito a uma bolsa média mensal de 250 euros.
Já o Programa Monitor Júnior tem por objetivo promover a ocupação dos tempos livres nos campos de férias desenvolvidos na Região, através da integração dos jovens nas respetivas equipas técnicas de apoio, na qualidade de monitor auxiliar. Podem candidatar-se jovens dos 16 aos 30 anos. A iniciativa tem, também, a duração de 1 mês e garante uma bolsa média mensal de 330 euros.
Quanto ao Programa Colombo, visa dinamizar a ocupação dos tempos livres dos jovens do Porto Santo, mediante a integração em entidades que permitam o desempenho de atividades formativas em contexto experiencial, com o intuito de potenciar a aquisição de competências pessoais e profissionais, bem como incrementar a sua participação ativa e responsabilidade social. Destina-se a jovens entre os 16 e os 30 anos e garante uma bolsa no valor médio mensal de 300 euros, em cada mês do programa.