"Este perfil das políticas de educação em Portugal insere-se no âmbito da nova série Perspetivas das Políticas de Educação, que irá apresentar uma análise comparativa das políticas e reformas educativas nos países da OCDE. Elaborada a partir de conhecimento comparado e de informação sobre políticas setoriais disponíveis no âmbito da OCDE, esta série irá dar lugar a uma publicação bianual (primeiro volume em 2015). A publicação oferece uma visão comparativa sobre as políticas de educação, fornecendo: a) uma análise do contexto educacional, dos desafios e políticas (perfis das políticas de educação) de cada país e das tendências internacionais e b) uma visão comparativa sobre as políticas e reformas em tópicos selecionados. Projetado para decisores políticos, analistas e profissionais que buscam informações e análise de políticas educativas tendo em conta a importância do contexto nacional, os perfis nacionais de política educativa oferecem uma análise num formato comparativo. Cada perfil analisa o contexto e a situação atuais do sistema de ensino de cada país e respetivos desafios e respostas políticas, de acordo com seis instrumentos de políticas que apoiam a melhoria ao nível de: Alunos: Como melhorar os resultados em termos de 1) equidade e qualidade e 2) preparação para o futuro Instituições: Como aumentar a qualidade através da 3) melhoria da escola e 4) avaliação Sistema de ensino: Como organizar o sistema tendo em vista a implementação de políticas educativas ao nível 5) da governança e 6) do financiamento. Alguns perfis nacionais contemplam determinadas questões da política de educação de modo destacado. Estes destaques destinam-se a chamar a atenção para políticas específicas que são promissoras ou que mostram resultados positivos e que possam ser relevantes para outros países. Um agradecimento especial ao Governo de Portugal pela sua participação ativa durante a fase de consultas e pelo feedback construtivo sobre este relatório. Autores: Este perfil nacional foi elaborado por Hyo Jeong Yee (redator principal), Beatriz Pont, Diana Toledo Figueroa, Etienne Albiser, Soumaya Maghnouj e Sylvain Fraccola (estatísticas e design), da equipa de Perspetivas das Políticas de Educação, que faz parte da Divisão de Assessoria e Implementação de Políticas, dirigida por Richard Yelland. O apoio editorial foi fornecido por Lynda Hawe e Susan Copeland. David Valenciano e Elodie de Oliveira também contribuíram durante o processo de revisão. Este perfil baseia-se no conhecimento e experiência de muitas equipas de projeto em toda a Direcção para Educação e Competências da OCDE, às quais estamos agradecidos. Fontes: Este perfil nacional baseia-se em indicadores da OCDE provenientes dos Programme for International Student Assessment (PISATeaching and Learning International Survey (TALIS, Survey of Adult Skills – (PIAAC), e da publicação anual Education at a Glance, e refere-se a estudos nacionais e temáticos, desenvolvidos pela OCDE sobre educação e cuidados na primeira infância, docentes, liderança escolar, avaliação e aferição para a melhoria dos resultados escolares, equidade e qualidade na educação, governança de sistemas educativos complexos, educação e formação profissional, e ensino superior. Muitas destas informações podem ser obtidas através do Education GPS. A maior parte dos valores citados nas diferentes seções referem-se ao Anexo B, que apresenta uma tabela com os principais indicadores relativos às diferentes fontes utilizadas neste perfil. São incluídas hiperligações para as publicações de referência e para a legislação pertinente, de modo a facilitar a leitura, quer ao longo do texto, quer na seção de Referências e leituras adicionais, que lista tanto fontes da OCDE como exteriores à OCDE."
Também pode consultar o documento aqui:
https://www.oecd.org/content/dam/oecd/en/about/projects/edu/education-policy-outlook/329904-education%20policy%20outlook_portugal_prt.pdf