A Direção Regional de Educação realiza, entre 27 de fevereiro e 22 de maio de 2025, um conjunto de atividades formativas no âmbito da Inteligência Artificial (IA), com os formadores Rodolfo Pinto e Magda Ascensão, destinadas a docentes dos vários níveis de ensino.
A Inteligência Artificial, conceito que faz parte da temática das Ciências da Computação, merece toda a nossa atenção em potenciar toda as suas características e possibilidades, bem como os principais desafios e riscos inerentes. A exponencial presença da IA na nossa sociedade revela a importância de que este tema deva ser estudado e compreendido pelos cidadãos digitais deste século - os nossos alunos, mas também os nossos professores. O avanço da IA tem aumentado (e aumentará) e gerado novos paradigmas na nossa sociedade e em diversos campos.
Assim, a integração da Inteligência Artificial (IA) no ambiente educacional surge como uma resposta necessária às exigências contemporâneas, pelo que se torna crucial capacitar os professores para o uso eficaz e ético destas tecnologias emergentes.
Com esta proposta formativa pretende-se promover práticas educativas inovadoras que contribuam para otimizar a gestão curricular e melhorar a qualidade do ensino e, ao mesmo tempo, possibilitar aos profissionais da educação a abordagem à IA de forma eficaz no contexto educativo, permitindo-lhes:
- Entender a Aplicação da IA: Explorar como a IA está a transformar diversas áreas, proporcionando aos formandos uma visão realista e atualizada do seu impacto.
- Desenvolver Pensamento Crítico: Encorajar uma abordagem crítica à IA, considerando tanto os seus benefícios, quanto as questões éticas que suscita.
- Promover Cidadania Digital Responsável: Preparar alunos e professores para serem cidadãos digitais conscientes, compreendendo não só como a IA funciona, mas também como ela poderá afetar a sociedade.
- Fomentar a Adaptação ao Futuro: A IA está a mudar o mercado de trabalho e a sociedade; entender estas mudanças é vital para preparar os alunos para o futuro.
- Incluir e Diversificar: A IA oferece oportunidades únicas para personalizar a educação e atender às necessidades de uma gama diversificada de alunos.
Deste modo, realizam-se os seguintes cursos de formação:
- "Desafios e Oportunidades da IA na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo: Ferramentas e Práticas"
Inscrições em:
março - https://teducativas.madeira.gov.pt/s/IAPre
maio - https://teducativas.madeira.gov.pt/s/IA1CEB
- "Desafios e Oportunidades da IA na Educação Pré-Escolar e nos 2.º, 3.º ciclos e ensino secundário: Ferramentas e Práticas"
fevereiro - https://teducativas.madeira.gov.pt/s/IA23SEC