A adolescência é marcada por mudanças físicas, emocionais e psicológicas intensas. As mudanças que ocorrem no cérebro durante este período impactam significativamente no comportamento, nas emoções e no padrão de aprendizagem e socialização dos adolescentes. Durante esta etapa, o adolescente procura a construção de sua identidade, o que pode levar a comportamentos imprevisíveis, reações exageradas e um desejo constante de independência.
Para o adulto, especialmente os pais ou educadores, estes comportamentos podem ser desafiadores, pois é difícil entender as nuances dos sentimentos e pensamentos do adolescente, muitas vezes, oscilando entre a inocência e o desejo de afirmação.
As neurociências têm proporcionado avanços significativos na compreensão do cérebro adolescente, desvendando um período de intensa transformação e especificidade.
Ao compreender os mecanismos cerebrais que subjazem ao comportamento adolescente, podemos interpretar muitos seus comportamentos e necessidades e oferecer um apoio mais eficaz e promover o desenvolvimento saudável dos nossos alunos.
Neste contexto, a Direção Regional de Educação realiza de 8 a 27 de maio o curso de formação "O cérebro adolescente: O que vai nestas cabeças?", com a formadora Isabel Catarina Martins, psicóloga e docente universitária.
Nesta formação, os professores poderão:
Compreender as particularidades do desenvolvimento emocional e cognitivo do adolescente, reconhecendo as mudanças e desafios característicos desta fase da vida.
Explorar os avanços das neurociências no estudo do cérebro adolescente, identificando os principais mecanismos cerebrais que impactam o desenvolvimento e o comportamento nesta fase.
Analisar as atitudes e comportamentos dos adolescentes a partir de uma perspetiva empática, identificando as suas necessidades emocionais e educativas.
Desenvolver competências para interpretar comportamentos adolescentes com base nos conhecimentos das neurociências, proporcionando um apoio mais eficaz e adaptado às especificidades desta fase do desenvolvimento.
Conhecer estratégias pedagógicas eficazes, fundamentadas nas descobertas científicas sobre o cérebro adolescente para adaptar as práticas de ensino às especificidades da adolescência, promovendo um ambiente de aprendizagem mais inclusivo e motivador.
Inscrições em: https://teducativas.madeira.gov.pt/s/CerAdol