A Direção Regional de Educação, através da Divisão de Acompanhamento Educativo Especializado - Centro de Recursos Educativos Especializados do Funchal realiza, a 30 de maio de 2025, o curso de formação “Plano Individual de Transição promotor da Qualidade de Vida”, dinamizado por Cristina Simões e Liliana Carvalho, docente especializada e coordenadora do CREE Funchal.
Cristina Simões é doutorada em Ciências da Educação, no âmbito da Avaliação e a Análise do Modelo de Qualidade de Vida na População Adulta Portuguesa com Dificuldade Intelectual e Desenvolvimental e docente no Mestrado em Ciências da Educação, especialização em Educação Especial e no Curso de Especialização em Educação Especial na Universidade Católica. Foi também finalista do Global Teacher Prize Portugal 2018 e Top 50 do Global Teacher Prize 2020 (conhecido como o Nobel da Educação).
A formação integra-se no programa do Ciclo de Tertúlias “Educação Inclusiva: Desafios e Oportunidades”, uma iniciativa da Divisão de Acompanhamento Educativo Especializado (DAEE), através do Centro de Recursos Educativos Especializados (CREE) do Funchal, na sequência da realização da 3.ª Tertúlia, que terá lugar no dia 29 de maio no espaço FNAC Madeira.
O Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (PASEO) define as competências que os alunos devem ter ao terminar a escola. Na educação inclusiva, o Plano Individual de Transição (PIT) deve complementar o Programa Educativo Individual (PEI) para preparar os alunos para a vida após a escola, seguindo as normas estabelecidas pela legislação portuguesa.
O PIT e o PEI devem ser guiados pelo conceito de Qualidade de Vida (QV), que envolve não só as habilidades académicas, mas também aspetos como o bem-estar emocional e social dos alunos. A educação inclusiva visa capacitar os alunos para um emprego remunerado e para gerir a sua vida material, sem esquecer outras dimensões da QV.
Para alunos com Adaptações Curriculares Significativas (ACS), os professores devem ajustar o currículo às necessidades individuais de cada aluno, garantindo uma educação inclusiva, assim como planear atividades centradas no aluno, valorizando as suas potencialidades, ajudando os alunos a desenvolverem a sua autonomia.
Este curso de formação tem como objetivo ensinar a usar o PIT como uma ferramenta que melhore a QV dos alunos com ACS, promovendo uma abordagem centrada nas suas necessidades e estabelecendo uma ligação entre a escola e a comunidade. Também abordará a relação entre o PIT, a QV e as dez áreas do PASEO, com ênfase no bem-estar material como um dos domínios essenciais para a QV dos indivíduos ao concluírem a escolaridade obrigatória, conforme estabelecido pela legislação vigente.
Pretende-se:
Inscrições em: https://teducativas.madeira.gov.pt/s/PIT