Pesquisar

Turismo e FPAK unidos em prol da sustentabilidade

Secretaria Regional de Economia, Turismo e Cultura e a Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK) assinaram hoje um protocolo de cooperação 01-08-2024 Economia, Turismo e Cultura
Turismo e FPAK unidos em prol da sustentabilidade

A Secretaria Regional de Economia, Turismo e Cultura (SRETC) e a Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK) assinaram hoje um protocolo de cooperação com vista à cooperação interinstitucional na área da sustentabilidade mais concretamente, no âmbito do Destino Turístico Sustentável.

No âmbito do protocolo, a FPAK compromete-se, junto de todos os clubes organizadores dos eventos das várias modalidades de automobilismo e karting que dinamize na Região, a sensibilizar e fomentar debates, grupos de trabalho, eventos e programas dedicados ao tema da sustentabilidade, com o objetivo de informar, educar e esclarecer todos os públicos sobre boas práticas ambientais.

Tem ainda como dever sensibilizar os clubes para que promovam ações de sensibilização junto das populações, antes dos eventos e, junto dos adeptos, durante os eventos, no âmbito da sustentabilidade ambiental e da melhoria dos pressupostos básicos da sensibilização nesta área. 

Já à SRETC compete nomear um representante para a Comissão de Sustentabilidade Ambiental da FPAK, neste caso a Diretora de Serviços de Qualificação Turística, da Direção Regional do Turismo, Cora Teixeira, e nomear a referida representante para integrar o Júri do Prémio Anual de Sustentabilidade Ambiental da FPAK destinado a premiar a melhor iniciativa considerada como a mais inovadora prática ambiental. 

 

Na celebração do protocolo, na qual também estiveram presentes as Diretoras de Sustentabilidade da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), Lida Wisniewska e Bárbara Silva, Cora Teixeira da DRT e Fernando Mascôto Spínola, delegado ambiental da FPAK, o diretor da FPAK, Pedro Barros Pereira começou por enaltecer e agradecer o trabalho que está a ser desenvolvido no arquipélago no que se refere à certificação da sustentabilidade, um trabalho que impulsionou a realização na Madeira do Fórum de Sustentabilidade Ambiental no Desporto Automóvel, em parceria com a FIA e o Rali Vinho Madeira, e no qual já participou Cora Teixeira. “O desporto automóvel tem aqui uma grande responsabilidade, não só na sua componente desportiva, mas sobretudo na área da inovação tecnológica, já que aquilo que incorporamos no desporto, passa para os automóveis que utilizamos no dia-a-dia”, referiu.

Numa época desafiante ao nível das alterações climáticas, o diretor da FPAK referiu que o desporto automóvel é visto como poluente. Nesse sentido, “é necessário dar um passo em frente e é isso que estamos a fazer” neste trabalho em termos da sustentabilidade e “do contributo que podemos dar à sociedade”.

Na ocasião, o Secretário Regional de Economia, Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, salientou a oportunidade da celebração deste protocolo, atendendo às obrigações atuas do desporto automóvel, mas, sobretudo, devido ao caminho que está agora a ser percorrido pela Região desde 2021 no que se refere à certificação da sustentabilidade do Destino.

“Queremos que a Região fique e permaneça na dianteira, ao nível internacional, dos destinos que apresentam um posicionamento mais consciente e sustentável em todos os setores e em todas as áreas”, disse o governante, recordando que, este ano, à Madeira já foi atribuído o segundo nível prata da certificação pela EarthCheck e que o objetivo é atingir o nível ouro nos próximos anos. “É com grande satisfação que nos juntamos agora à FPAK neste vosso propósito e afirmarmos a nossa posição também na área do desporto automóvel”.

Eduardo Jesus referiu a forte dimensão que o desporto tem na sociedade e que também tem um efeito direto no setor do turismo e na economia regional. “A nossa função ao nível da consciencialização da sociedade é muito importante. Se juntarmos esforços, esse trabalho será mais efetivo”, sublinhou.


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.