O secretário regional de Saúde e Proteção, Civil, Pedro Ramos, participou na sessão de abertura do 18º Congresso da Sociedade Portuguesa de Neuropediatria, realizado no dia 16 de maio, no Casino Park Hotel, no Funchal.
Em concordância com a expressão utilizada pela Presidente da Sociedade Portuguesa de Neuropediatria e também neuropediatra do SESARAM, EPERAM, “a neuropediatria é uma área cada vez mais fascinante e cheia de complexidade”, o governante salientou que esta área está em constante desenvolvimento e que o Serviço de Saúde tem de acompanhar essa evolução, “assegurando respostas e alargando fronteiras”.
“O futuro da saúde está relacionado com a digitalização. O impacto da transformação digital na área da Saúde é extremamente evidente e pode ser perfeitamente utilizado nesta área da neuropediatria”, acrescentou.
A Sociedade Portuguesa de Neuropediatria (SPNP), em parceria com o Serviço de Saúde da RAM, promoveu, pela primeira vez, o seu congresso anual na Região Autónoma da Madeira. Este ano, dando corpo aos múltiplos avanços que têm surgido nesta área, o tema do congresso foi “Neuropediatria: Alargando fronteiras”, procurando abrir discussão sobre os novos desafios no diagnóstico e tratamento das doenças neurológicas em idade pediátrica.
O Serviço de Neuropediatria do SESARAM, EPERAM, acompanha cerca de três mil crianças. A equipa é composta por 4 neuropediatras, 1 psicóloga, 1 enfermeira, e conta com o apoio de 3 técnicos de neurofisiologia.