Decorreu, dia 18 de maio, uma visita ao Centro de Medicina da Reprodução (CMR) do Serviço Regional de Saúde da Região Autónoma da Madeira (SESARAM).
A visita surge no âmbito da recente conquista desta Unidade, que em 2024, obteve a autorização para a implementação de novas técnicas de Procriação Medicamente Assistida (PMA), nomeadamente fertilização in vitro, injeção intracitoplasmática, criopreservação de gâmetas e embriões.
O CMR foi criado em 2014, e tinha desde essa data, a autorização do Conselho Nacional de PMA para ministrar técnicas dedicadas exclusivamente à Inseminação intra-uterina.
A coordenadora do Centro de Medicina da Reprodução, Cláudia Freitas, informou que o SESARAM encaminhou, nos últimos cinco anos, cerca de 1.000 casais para fora da Região, para a realização de tratamentos de reprodução.
Este Centro conta com quatro profissionais médicos com a especialidade em ginecologia/obstetrícia - dois dos quais com a subespecialidade em medicina da reprodução; duas enfermeiras especialistas em saúde materna e obstétrica; duas embriologistas; duas assistentes operacionais e uma assistente técnica.
A satisfação global para os Utentes é de 96% ou superior (escala de 0-100%), desde 2016.
Após a visita oficial decorreu, uma sessão científica relacionada com a fertilidade, no Design Centre Nini Andrade Silva.