O Secretário Regional de Equipamentos e Infraestruturas, Pedro Fino, esteve ontem presente no 19º aniversário da Elevação do Caniço a Cidade. Na ocasião, exortou os órgãos de poder local a “conjugarem esforços com o Governo Regional, na batalha comum de aprofundar a autonomia”, referindo-se à necessária revisão da Lei das Finanças Locais.
Na sua intervenção, o governante salientou que “nunca é demais dizer que o Governo Regional tem estado sempre, ao longo dos anos, ao lado da população de Santa Cruz, e do Caniço em particular, acompanhando de perto o seu crescimento e contribuindo para o desenvolvimento do concelho, a todos os níveis, nomeadamente com a construção e manutenção da rede viária e acessibilidades, com a melhoria de equipamentos de saúde e educação, criação de novos espaços de lazer, bem como com a implementação de medidas e apoios sociais, destinados à população em situação de maior vulnerabilidade, e com apoios à atividade agrícola, aos empresários e a toda a população, de uma forma geral”.
Pedro Fino enumerou algumas das principais obras que já foram executadas e que estão no terreno, fundamentais para a população, como a reformulação do Nó da Cancela e a Requalificação da ER 204 entre a Boa Nova e a Assomada, e anunciou as que se encontram perspetivadas, como a construção de um Pavilhão Multiusos no Caniço, “com o intuito de servir quer os clubes, quer a população jovem, aumentando, ao mesmo tempo, o número de modalidades e praticantes nesta freguesia e no concelho de Santa Cruz, bem como a construção de um Centro de Juventude para os mais novos e associações”.
Pedro Fino não esqueceu os apoios na área social, na saúde e aos empresários, bem como o trabalho que tem sido feito na área da habitação. Ao todo, serão mais 84 novas habitações que vão nascer no Caniço e que serão disponibilizados aos agregados familiares através do programa Renda Reduzida.
“Reafirmo, portanto, hoje, em nome do Governo Regional, o nosso apoio e total disponibilidade para continuar a colaborar com a junta de freguesia do Caniço e com a Câmara Municipal de Santa Cruz, em benefício da população residente e da melhoria das suas condições de vida”, avançou, reforçando que “apenas através desta estreita cooperação entre o Governo Regional, municípios e instituições parceiras e empresas, poderemos continuar a enfrentar os desafios futuros”.