O secretário regional de Saúde e Proteção Civil, Pedro Ramos, reuniu, no dia 9 de julho, nas instalações da Secretaria Regional, com o SINDEPOR Madeira, liderado por Evaristo Faria, para analisar algumas questões relacionadas com a carreira de enfermagem.
No encontro, o governante vincou a atribuição de 4 pontos a todos os enfermeiros em exercício de funções no SESARAM, EPERAM, avaliados através do sistema de avaliação SIADAP-RAM, para a avaliação do desempenho referente ao biénio de 2023/2024, uma medida que já foi implementada nos biénios precedentes (2019/2020 e 2021/2022).
Pedro Ramos reiterou o compromisso de avançar com a contratação de 200 enfermeiros para reforçar o Serviço de Saúde da RAM, uma medida necessária para assegurar a renovação da classe e diminuir a sobrecarga em alguns serviços.
Recorde-se que os enfermeiros representam o maior grupo profissional afeto ao Serviço de Saúde da RAM (mais de 2 mil) e desempenham funções nos vários níveis de cuidados e nas várias áreas de atuação.
A Madeira tem tomado a dianteira no investimento e valorização desta carreira profissional, com medidas pioneiras no país.