O Governo Regional, através da Secretaria Regional de Saúde e Proteção Civil, disponibiliza a partir de 12 de julho, uma nova página online, dedicada aos Tempos Máximos de Resposta Garantidos (TMRG), em vigor na RAM desde o dia 9 de fevereiro de 2024.
A nova página está disponível no site do IASAUDE para consulta através do seguinte link: Tempos Máximos Resposta Garantida (iasaude.pt)
Através desta plataforma, o cidadão terá acesso a informações sobre os TMRG aplicados às primeiras consultas de especialidade hospitalar e cirurgias programadas. Terá também uma área “FAQ’s” dedicada ao esclarecimento de dúvidas.
Refira-se que os dados que são agora publicados dizem respeito às referenciações de utentes para estes atos médicos entre os dias 9 de fevereiro de 2024, data estipulada parar a entrada em vigor da portaria n.º 361/2023, de 30 de maio, com efeitos prorrogados pela Portaria n.º 862/2023, de 10 de novembro de 2023, até ao dia 30 de junho de 2024.
Relativamente a este período o Serviço de Saúde da RAM (SESARAM, EPERAM) cumpriu com os TMRG nas cirurgias em 88% e nas consultas em 68%.
Estamos comprometidos em melhorar a Saúde e bem-estar dos nossos utentes.
No Serviço Regional de Saúde, são mais de 6 mil os profissionais que trabalham dedicadamente para responder, em tempo útil, às necessidades crescentes da população residente e visitantes, mantendo a qualidade e a segurança dos serviços prestados.
Continuamos a reforçar a robustez do Serviço de Saúde para melhorar a capacidade de resposta. Estamos a aumentar, ano após ano, o número de atos realizados.
Em 2023 realizámos 8 milhões de atos assistenciais, dos quais, mais de 800 mil consultas médicas, mais de 15 mil cirurgias, e asseguramos 20 mil internamentos/ano.
Este ano, de janeiro a 10 de julho, já realizámos 9 465 cirurgias, uma média de 49 cirurgias por dia, refletindo o nosso compromisso em melhorar a resposta aos utentes. A exemplo, na área oncológica, área que dedicamos especial atenção, realizamos mais de 900 intervenções.
Vamos continuar a investir no Serviço Regional de Saúde para a melhoria contínua dos serviços prestados.
O cumprimento dos TMRG é alvo de monitorização pelo Instituto de Administração da Saúde, IP-RAM, sendo reportado à Secretaria Regional de Saúde e Proteção Civil, tal como consta da Portaria n.º 361/2023, de 30 de maio.
Refira-se que para as outras prestações de cuidados de saúde, mencionados na Portaria n.º 361/2023, de 30 de maio de 2023, o Serviço de Saúde da Região Autónoma da Madeira está a desenvolver os parâmetros que irão permitir a sua monitorização.
A publicação dos TMRG será disponibilizada semestralmente no site do IASAÚDE, IP-RAM.
LINK: Tempos Máximos Resposta Garantida (iasaude.pt)