O secretário regional de Saúde e Proteção Civil, Pedro Ramos, acompanhado pelo presidente do Serviço Regional de Proteção Civil, António Nunes, visitou, no dia 23 de julho, na zona do Terreiro da Luta, a Equipa de Combate a Incêndios Rurais (ECIR) dos Bombeiros Voluntários Madeirenses e os operacionais do Comando Operacional da Madeira (Equipa de DRONES) que estavam em atividade conjunta.
O governante aproveitou o momento para agradecer o trabalho das equipas que estão no terreno e para fazer um balanço da atividade operacional realizada desde o início do Plano Operacional de Combate a Incêndios Rurais (POCIR). Desde o dia 1 de junho até ao dia 22 de julho, registaram-se 123 ocorrências, estiveram no terreno cerca de 900 equipas, 3 mil operacionais, e foram percorridos 52 mil km.
Pedro Ramos sublinhou a importância desta atividade de vigilância conjunta com recurso à Equipa de DRONES, com especial enfoque na utilização das capacidades de grande alcance, cobertura, infravermelhos e captação de imagem noturna destes equipamentos, para identificar eventuais focos de incêndio e os seus potenciais autores.
Por fim, aproveitou para apelar à responsabilidade de todos na prevenção dos incêndios.
Eis algumas recomendações:
- Não deitar fósforos acesos ou cigarros para o chão;
- Não acender fogueiras nem fazer queimadas;
- Não lançar foguetes;
- Limpar o mato em redor das suas habitações;
- Não adotar comportamentos dolosos e/ou negligentes que coloquem em risco a vida e integridade física de pessoas, bens, animais e ambiente.
Seja um Agente de Proteção Civil: A Madeira sem fogos depende de todos!