O secretário regional de Saúde e Proteção Civil, Pedro Ramos, acompanhado pelo presidente do Serviço Regional de Proteção Civil, António Nunes, visitou, no dia 31 de julho, no ponto de observação do Parque Empresarial de São Vicente, a Equipa de Combate a Incêndios Rurais (ECIR) dos Bombeiros Voluntários de São Vicente e Porto Moniz e os operacionais do Comando Operacional da Madeira (Equipa de DRONES).
Passados 2 meses desde o início do Plano Operacional de Combate a Incêndios Rurais (POCIR), o governante fez um balanço da atividade operacional realizada “desde o dia 1 de junho até 30 de julho, registaram-se 136 ocorrências, já atingimos 1080 equipas no terreno, mais de 3400 operacionais e 60 701 km percorridos, numa atitude de vigilância e prevenção cada vez mais assertiva, no sentido de protegermos a população, os seus bens e o seu património”.
Marco Santos (chefe de equipa), Roberto Melim e Marco Pereira foram os elementos da equipa de Bombeiros Voluntários de São Vicente e Porto Moniz que estavam a assegurar o patrulhamento e vigilância nas serras naquele turno. Estes elementos, além de percorrerem os trajetos previamente definidos, exercem funções de sensibilização junto da população para a adoção de comportamentos assertivos em matéria de prevenção dos incêndios. Segundo Marco Santos, a população está mais sensibilizada e aproveita a proximidade com os Bombeiros para esclarecer eventuais dúvidas, nomeadamente sobre a limpeza de terrenos e sobre a segurança das queimadas.
Estavam em atividade conjunta uma Equipa de operadores de Drones do COM, composta pelo Sargento-Ajudante Abibe, Sargento-Chefe Candeias e o Soldado Ribeiro. Na ocasião, estavam também presentes o Coronel Baptista e o Comandante Operacional da Madeira, Rui Tendeiro.
Na oportunidade, Rui Tendeiro, salientou que “o Drone é um meio complementar de vigilância e é nesse sentido que integram o POCIR. Estes equipamentos permitem obter uma perspetiva aérea muito mais abrangente e muito mais longínqua, com capacidade de vigilância até 10 km”, acrescentou.