O Hospital dos Marmeleiros assinalou no dia 10 de agosto o 84.º aniversário da inauguração no atual edifício.
Para assinalar a data, o SESARAM, EPERAM, relembra os investimentos realizados.
Ao longo do tempo, foram construídas novas enfermarias com capacidade para acomodar mais utentes, três salas de operações e outros melhoramentos.
A partir de 1 de junho de 2003, o Centro Hospitalar do Funchal adota a designação de Hospital Central do Funchal e passa a fazer parte do então Serviço Regional de Saúde, EPE, uma nova organização que é constituída pelos hospitais e pelos centros de saúde da Região. Um desses hospitais foi o dos Marmeleiros.
Com o passar dos anos e o crescente aumento das necessidades, tal como em décadas anteriores, entre junho de 2018 e agosto de 2019, e posteriormente entre julho de 2020 e final do ano de 2022, decorreram diversas obras de requalificação no exterior e interior do Hospital dos Marmeleiros.
No total destas duas intervenções (exterior e interior), foram investidos 2.696.078,01 euros no Hospital dos Marmeleiros Esta obra foi executada de forma faseada, permitindo a continuidade da prestação de cuidados de saúde em paralelo com a execução da mesma.
Com o contínuo investimento em equipamentos e recursos humanos, garante-se uma melhoria substancial nos níveis de qualidade, conforto e segurança, não só dos utentes como também de todos os profissionais que prestam serviço na Unidade.
Hoje, Hospital dos Marmeleiros possui uma área bruta de cerca de 10.000 m2, conta com várias especialidades médicas e de enfermagem, internamento, salas de exames e tratamentos e serviços administrativos, conta ainda com 560 profissionais, de todas as categorias profissionais, em efetividade de funções.
O investimento na melhoria das condições de trabalho e na valorização efetiva das carreiras, o aprimoramento das instalações e o respeito pela saúde e bem-estar humano, são fatores dominantes, para a fixação de recursos humanos e têm efeitos na qualidade dos cuidados prestados a todos os utentes.
A todos os profissionais que fazem ou já fizeram parte da história do Hospital dos Marmeleiros, um bem-haja!
Clique aqui para ver o VÍDEO.