Foi ativado o Plano Regional de Emergência de Proteção Civil da Região Autónoma da Madeira (PREPCRAM), em resposta à gravidade da situação vivenciada região, na sequência do incêndio florestal/rural que teve início no dia 14 de agosto de 2024, na freguesia da Serra de Água, no concelho da Ribeira Brava, e que se propagou para o concelho de Câmara de Lobos, em particular para as freguesias do Curral das Freiras e Jardim da Serra.
Pela gravidade da situação vivenciada, foi reconhecida a necessidade de declarar a situação de calamidade nos concelhos da Ribeira Brava e Câmara de Lobos, com efeitos imediatos. A ativação do PREPCRAM, teve em conta a duração do incêndio, a área afetada, a abrangência que ultrapassou um concelho, a proximidade de aglomerados populacionais e as condições meteorológicas adversas presentes e previstas para os próximos dias.
O anúncio foi feito este sábado, dia 17 de agosto, pelo secretário regional de Saúde e Proteção Civil, Pedro Ramos, na conferência de imprensa realizada pelas 20h00, nas instalações do Serviço Regional de Proteção Civil.
Reconhecimento Antecipado de Declaração da Situação de Calamidade (em anexo).