Desde o início do incêndio, no dia 14 de agosto, todos os corpos de bombeiros da Região Autónoma da Madeira têm estado no terreno para o combate às chamas. Refira-se que os corpos de bombeiros da RAM fazem parte do Dispositivo de Resposta Operacional do Sistema Regional de Proteção Civil, dispositivo que é utilizado de acordo com determinados protocolos.
Todos os corpos de bombeiros da RAM têm sido mobilizados durante todo este período, inclusive, contrariamente ao que foi veiculado pelo Presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz, os Bombeiros Sapadores de Santa Cruz têm estado envolvidos neste combate, a par de outras situações, estiveram este fim de semana no Curral das Freiras elementos do corpo de bombeiros, o comandante, Leonardo Pereira, e o veículo de comando e telecomunicações para o combate aos incêndios. Hoje, 22 de agosto, os bombeiros de Santa Cruz continuam no terreno, estão, juntamente com os Bombeiros de Santana, no teatro de operações, no foco entre o Pico Ruivo e o Pico do Gado.
O exemplar trabalho dos bombeiros tem sido fundamental para conter as chamas e proteger a população.
O Serviço Regional de Proteção Civil agradece o empenho e profissionalismo de todos estes homens e mulheres que estão incansavelmente no terreno desde o dia 14 de agosto. Bem-hajam.