Assinalou-se no dia 12 de setembro o Dia Europeu da Saúde Oral. Relembramos esta temática para dar especial destaque a algumas das conquistas alcançadas na Região Autónoma da Madeira nesta área.
A Região Autónoma da Madeira é um exemplo claro do investimento na área da medicina dentária. Foi integrada nos cuidados de saúde primários em 1994 e nos serviços de urgência há cerca de 15 anos. Atualmente, os serviços de medicina dentária estão disponíveis nos vários níveis da prestação de cuidados e em diferentes modalidades de resposta, oferecendo serviços diferenciados e adequados às crescentes necessidades de saúde da população.
Existe uma cobertura regional que abrange toda a Ilha da Madeira e do Porto Santo. O alargamento desta consulta nos cuidados de saúde primários tem como objetivo assegurar a prestação de cuidados de proximidade à população, assegurando melhores condições de acessibilidade, com maior conforto e comodidade.
De referir que existem diversos programas de saúde oral com vista o acompanhamento dos utentes ao longo do seu ciclo de vida. Estes programas têm sido fundamentais para a promoção da saúde, prevenção e tratamento das doenças orais, nomeadamente o Programa de Prevenção para a Saúde Oral “Madeira a Sorrir”; “Alimentar Sorrisos” (destinado às grávidas); “+65: Saúde Oral ao longo da vida” (destinado a pessoas com mais de 65 anos); “Sorriso Especial” (destinado a utentes com necessidades especiais); “Programa de Intervenção Precoce do Cancro Oral da RAM - PIPCORAM” (destinado a utentes com idade entre os 19 e os 64 anos, mediante referenciação); “Programa + Sorriso” (apoio para a colocação de aparelhos dentários em crianças e jovens entre os 10 e os 16 anos).
De recordar ainda o caminho pioneiro da RAM na implementação da carreira de medicina dentária no Serviço de Saúde da RAM em 2021. A Madeira foi a primeira região do país a aprovar uma carreira específica para os médicos dentistas que trabalham no serviço público, um passo inovador que veio reforçar o reconhecimento e a diferenciação destes profissionais de saúde.
O Serviço de Medicina Dentária do SESARAM, EPERAM, liderado por João Teixeira, conta com 18 médicos dentistas. Estes profissionais realizaram em 2023 cerca de 30 mil consultas e aproximadamente 30 cirurgias no Bloco Operatório. Este ano, desde janeiro até 31 de agosto, o serviço já contabiliza 24.484 consultas (22.626 nos cuidados primários e 1.858 nos cuidados hospitalares) e 33 cirurgias, às quais se soma uma dezena de colaborações em cirurgias de outras especialidades, nomeadamente cirurgia pediátrica ou otorrinolaringologia.
Vamos continuar a investir na saúde oral para a melhoria da qualidade de vida da população da Região Autónoma da Madeira.
A saúde oral é essencial para a manutenção de uma boa saúde geral e para uma boa qualidade de vida. O Dia Europeu da Saúde Oral tem como objetivo sensibilizar e motivar as comunidades e os governos a tomar medidas para minimizar a incidência das doenças orais.