O secretário regional de Saúde e Proteção Civil, Pedro Ramos, participou, no dia 19 de outubro, na sessão de encerramento das XV Jornadas do Médico Interno da Região Autónoma da Madeira, na sala de conferências do Hospital Dr. Nélio Mendonça. O governante começou por valorizar a iniciativa e sublinhar a importância dos médicos internos para o Serviço Regional de Saúde. Aos futuros especialistas, Pedro Ramos, desafia para uma prestação de cuidados de saúde com qualidade e segurança, que acrescente valor ao utente e à própria instituição, “não estamos preocupados com números, estamos preocupados com a qualidade e com a segurança dos atos que estamos a praticar na RAM”, disse.
A par da sessão oficial de encerramento, o governante integrou a mesa “Sessão do Internato Médico” presidida por João Carlos Ribeiro, presidente do Conselho Nacional do Internato Médico (CNIM) e moderada pelos médicos Maurício Melim, Autoridade de Saúde Regional, e Helena Fragoeiro, responsável pelo Internato Médico de Medicina Geral e Familiar da RAM. Pedro Ramos partilhou a sua experiência enquanto médico interno há mais de 30 anos. Integraram também esta sessão o médico interno de formação especializada, João Gabriel, para falar sobre as “Dificuldades do Internato Médico” e a médica especialista na área de Cardiologia, Margarida Temtem, para abordar o tema “Como gerir o Internato Médico”.
As Jornadas do Médico Interno da RAM são um congresso médico anual, criado e organizado pela Direção do Internato Médico, liderada pela médica cirurgiã, Maria José Gomes, e pela Comissão de Internos do Serviço de Saúde da RAM. Este ano a iniciativa decorreu de 17 a 19 de outubro.