O Serviço de saúde da RAM, através da Unidade de AVC, promoveu, no dia 29 de outubro, na sala da Assembleia Geral da Câmara Municipal do Funchal, uma palestra de sensibilização ao AVC no sentido de assinalar o Dia Mundial do AVC.
Entre outros assuntos, a palestra abordou fatores de risco e tipos de AVC; Via Verde do AVC, Medidas Preventivas; Alterações cognitivas pós-AVC, o papel da neuropsicologia na reabilitação; Reabilitação Pós-AVC; e finalizou com um momento musical interpretado por uma sobrevivente de um AVC.
Em Portugal, o AVC é a principal causa de morte e uma das principais causas de incapacidade no adulto. Por cada hora que passa, 3 portugueses sofrem um AVC. Por ano, registam-se na Madeira 900 a 1000 novos casos de AVC.
Tempo é cérebro, seja mais rápido que um AVC. Se estiver perante um caso suspeito de AVC, boca de lado, alteração da fala ou falta de força, ligue imediatamente para o 112.
A iniciativa foi acompanhada pela diretora regional para as Políticas Públicas Integradas e Longevidade, Ana Clara Silva, em representação do secretário regional de Saúde e Proteção Civil, Pedro Ramos.
Esta palestra foi realizada em parceria com a Sociedade Portuguesa do AVC (SPAVC) e teve a colaboração da CMF.