O secretário regional de Saúde e Proteção Civil, Pedro Ramos, participou no dia 5 de novembro, na sessão de abertura do evento “Ser Cuidador Informal: Oportunidades e Desafios”, promovido pelo Serviço de Saúde da RAM, no Colégio dos Jesuítas, no Funchal. Na oportunidade, felicitou a comissão organizadora pela iniciativa e valorizou o papel fundamental dos cuidadores informais para uma melhor Saúde e Bem-estar da sociedade.
“Num mundo altamente diferenciado e altamente tecnológico, onde resultados são para todos, temos mais longevidade e mais anos de vida, mas precisamos de acrescentar mais vida a esses anos, e essa é uma responsabilidade de todos”, referiu. A Madeira já deu os primeiros passos na chamada medicina preditiva, medicina personalizada “já começamos a individualizar os tratamentos e esta medicina personalizada tem permitido adquirir mais longevidade, mais sobrevivência, e esta longevidade e sobrevivência tem de ter qualidade e segurança, daí a vossa responsabilidade”, salientou.
Segundo o governante, alguns passos estão a ser dados nesta área, mas existe ainda um longo caminho a percorrer. Na RAM, estão a ser criadas Estratégias que vão ao encontro da população “daquela população que é mais vulnerável”, mas onde todos são considerados “embora precisem de alguma ajuda”.
O caminho para o futuro é o da “promoção e proteção da Saúde, mas é também o da promoção de maiores níveis de literacia para todos aqueles que querem colaborar neste processo da Saúde” e que vai ter como resultado “um estado de saúde e de bem-estar muito elevado para a nossa sociedade”.
O governante recordou o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pelo Governo Regional, através das Secretarias Regionais de Saúde e Proteção Civil, e de Inclusão, Trabalho e Juventude, no sentido de capacitar cada vez mais os profissionais “que vão ter uma importância fundamental no futuro da Saúde”. Da parte do Governo Regional, reiterou o compromisso em criar todas as condições que os cuidadores informais precisem para desempenharem a sua missão.
A iniciativa reuniu profissionais de Saúde e cuidadores informais de toda a RAM, no sentido de assinalar o Dia Mundial do Cuidador Informal comemorado no dia 5 de novembro. Refira-se que esta data foi instituída no sentido de prestar homenagem a todas as pessoas que, de forma informal, prestam cuidados a quem não pode cuidar de si próprio.
Bem hajam todos os cuidadores que se juntam a esta importante missão.