O secretário regional de Saúde e Proteção Civil, Pedro Ramos, participou, no dia 5 de novembro, nas instalações do Serviço Regional de Proteção Civil, na Cerimónia de Entrega de cinco Desfibrilhadores Automáticos Externos (DAE), um dos projetos vencedores da 2.ª Edição do OPRAM.
Na oportunidade, o governante elogiou o projeto proposto por Joel Viana, cidadão residente em Câmara de Lobos, para instalação de Desfibrilhadores Automáticos Externos (DAE) em todas as freguesias do Concelho de Câmara de Lobos (Câmara de lobos, Estreito, Jardim da Serra, Quinta Grande e Curral das Freiras), e considerou um excelente exemplo a adotar nos restantes concelhos da Região.
Os equipamentos foram entregues aos presidentes das Juntas de Freguesia de Câmara de Lobos e serão instalados em zonas estratégicas das respetivas freguesias.
Refira-se que este projeto mereceu a atribuição de 27 mil euros ao abrigo da 2ª edição do OPRAM, com o objetivo de reforçar a cadeia de sobrevivência, tendo em consideração a importância determinante dos equipamentos DAE na expectativa do aumento significativo da probabilidade de sobrevivência das vítimas em situação de fibrilação ventricular. “Este investimento de 27 mil euros poderá salvar a vida de muitas pessoas”, disse.
Na ocasião, foram também entregues os certificados de participação aos cidadãos das diferentes freguesias do Concelho de Câmara de Lobos que se associaram ao projeto, ao todo foram 27 pessoas que frequentaram a formação em SBV/DAE. Pedro Ramos, felicitou os formandos “por este ato de cidadania e pelo interesse em ajudar os outros”. “Neste momento existem cerca de 6 mil pessoas com formação de SBV/DAE e cerca de 297 equipamentos distribuídos por toda a Região”, acrescentou, valorizando o papel dos cidadãos na aplicação dos procedimentos de SBV/DAE que podem fazer toda a diferença e salvar vidas.