Este dia foi estabelecido em 1991 pela Federação Internacional da Diabetes (FID) com o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS) em resposta às crescentes preocupações sobre a ameaça económica e à saúde representada pela diabetes, sendo reconhecida pela Organização das Nações Unidas através da Resolução 61/255 da Assembleia Geral, a 20 de dezembro de 2006.
Esta data, oferece uma oportunidade para ampliar a consciencialização sobre a diabetes como um problema relevante de saúde pública global e enfatizar a importância de implementar ações coletivas e individuais orientadas para melhorar a prevenção, o diagnóstico e a gestão da doença.
Fatos e Números
A Diabetes é uma doença crónica, complexa e multifatorial, e uma das doenças não transmissíveis mais comuns. Pessoas de todas as idades e quadrantes podem ser afetadas pela diabetes.
Em todo o mundo, são cerca de 537 milhões de pessoas que sofrem com a doença, e 6,7 milhões de mortes, segundo dados da FID de 2021.
Em Portugal, e segundo o relatório anual do Observatório Nacional da Diabetes (2023), em 2021 a prevalência estimada da Diabetes na população portuguesa com idades compreendidas entre os 20 e os 79 anos (7,8 milhões de indivíduos) foi de 14,1%, correspondendo a cerca de 1,1 milhões de portugueses neste grupo etário que tem Diabetes. Na RAM, segundo o último Inquérito Nacional de Saúde com Exame Físico (INSEF 2015), estimava uma prevalência de Diabetes de 10,9%.
Campanha Mundial
Para o triénio 2024-2026, a FID propôs como tema da sua campanha “Diabetes e Bem-estar”, enfatizando o movimento em direção à mudança no tratamento da diabetes que melhorará a vida diária e o bem-estar daqueles que vivem com a doença.
Destaca os milhões de pessoas que diariamente vivem com diabetes e sofrem com o peso e as consequências da doença, realçando a importância de priorizar o seu bem-estar físico e mental.
Por outro lado, em 2024, a OMS propõe o tema “Quebrando Barreiras, Colmatando Lacunas”, sustentando o compromisso de reduzir o risco de diabetes e de garantir que todas as pessoas diagnosticadas com a doença tenham acesso a tratamento e cuidados equitativos, abrangentes, acessíveis e de qualidade.
Para uma vida melhor com Diabetes – reduzir o peso da doença
Viver com Diabetes tem impacto no bem-estar físico e mental de milhões de pessoas, e na esperança de vida.
A diabetes pode ser tratada e as suas consequências evitadas ou retardadas com medicamentos, consultas médicas e exames regulares e tratamento para as complicações da doença.
Cerca de 70% dos casos da diabetes tipo 2 – doença do comportamento – resulta da obesidade e do sedentarismo. Hábitos alimentares pouco saudáveis e estilos de vida sedentários associados à urbanização são fatores comuns que contribuem para o desenvolvimento da diabetes tipo 2.
Assim, reconhece-se a necessidade de abordar os fatores de risco das doenças não transmissíveis, através de mudanças no estilo de vida e que tenham em conta as determinantes ambientais, culturais e socioeconómicas dos problemas de saúde.
Para prevenir e gerir a Diabetes Tipo 2, a DRS recomenda a adoção de um estilo de vida saudável, reduzindo o risco individual de diabetes:
- Peso adequado - Alcançar e manter um peso corporal saudável;
- Vida ativa - Manter-se fisicamente ativo com pelo menos 30 minutos de exercício moderado por dia;
- Alimentação saudável – Reforçar o consumo de frutas e legumes frescos, cereais integrais e leguminosas, evitando a ingestão de produtos com elevado teor de açúcares, sal e gorduras saturadas;
- Sem álcool e tabaco - Não fumar e limitar o consumo de bebidas alcoólicas.
A DRS associa-se ao Dia Mundial da Diabetes, convidando todas as pessoas a priorizar o seu bem-estar e a adotar um estilo de vida saudável.