No âmbito da iniciativa Apps for Good, a Direção Regional de Educação (DRE) vem convidá-lo/a a integrar um programa internacional que a DRE apoia desde 2018, com resultados práticos visíveis e de grande impacto tanto em alunos como em professores. O Apps for Good, programa educativo premiado pela UNESCO, integra uma rede internacional e conta, desde 2014, no sentido de proporcionar aos professores e alunos conteúdos pedagógicos com recurso a metodologias ativas, para criarem soluções enquadradas pelos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas. O programa está desenhado para os alunos do 5.s ao !2.e ano de escolaridade, e pode ser aplicado no âmbito do desenvolvimento do currículo ou de forma extracurricular. No campo da inovação curricular, o Apps for Good apoia os professores de todos os grupos de recrutamento ao nível do uso de metodologias ativas e personalizadas que promovam o cruzamento entre diferentes saberes e disciplinas. Este programa encontra-se alicerçado numa abordagem pedagógica centrada no aluno, que privilegia o desenvolvimento das áreas de competências previstas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Se está interessado/a em estimular os seus alunos para causas sociais ao mesmo tempo que Ao inscreverem-se, os professores têm acesso a conteúdos e à plataforma online Apps for Good, bem como a formação, a sessões com especialistas, assim como a acompanhamento próximo por parte da equipa do programa. No final do ano letivo, as equipas de alunos e professores terão a oportunidade de participar numa competição Regional e Nacional para conhecerem e darem a conhecer os trabalhos desenvolvidos por todas as escolas integradas no programa, passando, ainda, a fazer parte de uma comunidade que, em Portugal, conta já com mais de 650 escolas, 1700 professores e 26.000 alunos (https://cdi.org.pt/apps-for-good/#impacto) As inscrições estão abertas até ao final do mês de novembro de2024, através do seguinte formulário:
https://www.appsforgood.org.pt/InscricaoEscola/ Para obter mais informações sobre o programa e conhecer as últimas edições, poderá aceder aos seguintes endereços: Website | https://cdi.ors.pt/apps-for-good/ Facebook | https://www.facebook.com/cdiportugal lnstagram | https://www.instagram/cdiportugal Álbum de Fotografias | https://cdiportugal.pixieset.com/ Para esclarecimentos adicionais, pode consultar a equipa do Apps for Good Portugal, através do endereço:
contactpt@appsforgood.org.pt Solicitamos, e agradecemos, desde já, a V/colaboração na divulgação deste programa junto dos docentes e da comunidade educativa.