O governo regional, através da Secretaria Regional de Saúde e Proteção Civil, promoveu no dia 05 de fevereiro a 10ª reunião da Task-force Regional de Luta contra as Novas Substâncias Psicoativas (NSP).
Este grupo de trabalho liderado pelo secretário regional de Saúde e Proteção Civil, Pedro Ramos, integra representantes de 15 entidades públicas de diferentes áreas de intervenção.
Na reunião, do dia de hoje, contou com a participação da Secretária-Geral do Sistema de Segurança Interna, Patrícia Barão, que se encontra em visita de trabalho à Região.
Nesta reunião estiveram presentes representantes de todas as entidades da saúde, judiciais e forças de seguranças que diariamente lidam com este flagelo social.
Os trabalhos iniciaram-se com uma breve apresentação do histórico das NSP na Região Autónoma da Madeira, ações desencadeadas para travar o seu crescimento na Região e apresentação da estratégia regional levada a cabo com o objetivo de reduzir cada vez mais a sua circulação.
Esta apresentação foi da responsabilidade do coordenador da Unidade Operacional de Intervenção em Comportamentos Aditivos e Dependências, Nelson Carvalho.
Pedro Ramos destacou o momento para agradecer o trabalho realizado por todas as entidades na luta contra a introdução de novas substâncias. Enumerou um conjunto de ações levadas a cabo pelas diferentes entidades, nomeadamente a implementação do Laboratório da Polícia Científica da Madeira, desde julho de 2023. Um marco muito importante o qual já permitiu identificar ao fim de mais de um ano de atividade sete novas substâncias, nunca detetadas em Portugal.
Todos os participantes neste grupo de trabalho reconhecem a agilização de circuitos e a maior proximidade alcançada desde o início de trabalho por parte desta task-force.
O trabalho de luta contra a circulação de novas substâncias psicoativas irá continuar com um conjunto de ações que estão a ser ultimadas para concretizar a sua implementação.
O objetivo está claramente definido e consiste em reduzir a circulação, consumo e tráfico destas substâncias na Região Autónoma da Madeira em prol da saúde, segurança e bem-estar de TODOS.