A equipa da Unidade de Saúde Pública do SESARAM, EPERAM em parceria com a consulta da COVID Longa e a NOVA Medical School da Universidade Nova de Lisboa, irá realizar um estudo sobre a COVID Longa na população madeirense. O objetivo é aumentar a evidência existente sobre esta doença, identificando os fatores de risco que favorecem a ocorrência.
A Organização Mundial da Saúde reconhece como “COVID Longa”, ou “Pós-COVID”, a condição de longo prazo associada à COVID-19, caracterizada pela continuidade de sintomas durante três meses ou mais após a infeção.
A equipa de investigação considera que o estudo será “uma mais-valia para fortalecer a evidência sobre a COVID Longa, contribuir para o conhecimento em como esta patologia afeta a população madeirense e utilizar essa evidência para apoiar a decisão de ajustar os serviços de saúde às necessidades da população”. Susana Gonçalves, coordenadora da Unidade de Saúde Pública, acrescenta que este estudo “enaltece a capacidade de investigação em saúde pela Região e coloca a Madeira no cerne da discussão de uma temática global”.
O estudo caso-controlo terá o envolvimento de toda a equipa da Unidade de Saúde Pública do SESARAM, EPERAM que irá proceder às entrevistas telefónicas entre janeiro e fevereiro. As entrevistas serão realizadas a uma amostra de utentes seguidos na Consulta COVID Longa do SESARAM, EPERAM (casos) e a utentes que tiveram COVID-19 em 2021 e 2022 (controlos).
Os resultados deverão ser conhecidos no segundo semestre deste ano.