A Direção Regional de Saúde (DRS) e a Autoridade de Saúde Regional (ASR) informam que, no dia 18 de fevereiro de 2025, foram confirmados laboratorialmente pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), dois casos autóctones de Dengue na Região Autónoma da Madeira (RAM).
A investigação epidemiológica, da responsabilidade da ASR, confirma que estes casos tiveram sintomatologia compatível com Dengue no início de janeiro, encontrando-se fora do período de infecciosidade, pelo que já não constituem risco para o surgimento de novos mosquitos infetados. Mais se informa que os casos se referem a dois indivíduos, residentes na zona onde se localiza a armadilha que capturou mosquitos infetados com vírus dengue, na terceira semana de janeiro.
A ASR, com apoio das Autoridades de Saúde Locais do Funchal, reforçou a vigilância epidemiológica. Neste momento, não estão identificados outros casos suspeitos de Dengue na RAM.
A DRS mantém o reforço das atividades de vigilância entomológica e ações de controlo. À data, não se identificou a presença de vírus dengue nos mosquitos capturados a partir do dia 27 de janeiro de 2025, conforme resultados analíticos do INSA.
Considerando que o combate ao mosquito Aedes Aegypti é determinante para a prevenção das doenças transmitidas por este vetor, salienta-se a importância da ação de todos no sentido de eliminar criadouros de mosquitos (pequenas coleções/depósitos de água), além da prevenção das picadas (através da redução da exposição e uso de repelentes).
Pela DRS e ARS.