Decorreu de 26 a 28 de fevereiro o 32.º Curso Medical Response to Major Incidents – MRMI, realizado pelo grupo de instrutores do Madeira Internacional Training Center (MIDTC). Esta edição é promovida pela Unidade de Saúde Local Amadora/Sintra em parceria com os serviços Municipais de Proteção Civil da Amadora e de Sintra.
O curso decorre nas instalações do Regimento de Lanceiros 2, na Amadora, reúne mais 180 profissionais: 40 instrutores e 140 formandos, da Proteção Civil, Bombeiros, Técnicos de Emergência Médica (TAE), Médicos, Enfermeiros, Psicólogos e Assistentes Sociais, Forças de Segurança (PSP e GNR) e responsáveis pela gestão, comando e controlo de emergências, bem como profissionais da área da comunicação.
O MRMI é um curso único com certificação internacional, diferenciada na área da emergência e catástrofe e certificada por entidades internacionais, ESTES (European Society for Trauma and Emergency Surgery) e Board europeu do MRMI, atestando a sua qualidade e relevância no contexto internacional.
Ministrada em Portugal pela equipa de formadores do MIDTC, esta formação pós-graduada baseia-se num modelo de simulação avançada treinando toda a cadeia de comando, cenário do acidente, transportes, pré-hospitalar, gestão de hospitais face a cenários de multivítimas, triagem, corredores de evacuação e estrutura da comunidade que possa utilizar na resposta a um incidente multivítimas.
O curso MRMI destina-se aos profissionais das diferentes células de intervenção, face a grandes incidentes com multivítimas. A equipa de instrutores do MIDTC, composta por profissionais de saúde, proteção civil e forças de segurança, é liderada pelo médico anestesista Luís Vale e pelo enfermeiro Rui Faria, ambos profissionais do SESARAM, EPERAM.
Esta edição do curso está sob a direção de Ricardo Fernandes, instrutor MRMI e profissional especializado na área da segurança e proteção civil .
Recorde-se que todo este percurso formativo na área da gestão e catástrofe iniciou-se na RAM após o evento do 20 de fevereiro de 2010, através do médico e cirurgião Pedro Ramos atual secretário regional de Saúde e Proteção Civil da RAM.
Com 32 edições do MRMI e cerca de 4.000 formandos, o MIDTC tem contribuído significativamente para a capacitação de profissionais em todo o país, incluindo 15 cursos no continente, 13 na Madeira e 4 nos Açores.