O secretário regional de Saúde e Proteção Civil, Pedro Ramos, participou, no dia 28 de fevereiro, no Madeira Congress Center, no evento final do projeto europeu SMART BEAR – Smart Big Data Platform to Offer Evidence-based Personalised Support for Healthy and Independent Living at Home.
Na oportunidade, o governante fez questão de agradecer o empenho, dedicação e compromisso dos profissionais e, dirigindo-se à grande plateia de participantes, agradeceu orgulhosamente a adesão e envolvimento neste projeto. “Nós conseguimos transmitir uma imagem à Europa de uma região que constitui um ponto do atlântico, mas que está a tentar ver para além deste oceano, articulando-se com os Açores, Canárias, Cabo Verde, com o país e com os restantes países da Europa” e esses passos estão a ser dados “porque temos a responsabilidade de construirmos um mundo melhor, uma responsabilidade que é de todos”, disse, recordando a mensagem da União Europeia aquando da pandemia COVID-19 “se não tivermos união não seremos bem-sucedidos”, “só juntos é que podemos ser melhores”, acrescentou.
Pedro Ramos transmitiu ainda que a RAM está envolvida em 10 projetos europeus, com um financiamento de 7 milhões de euros, de um total global de 106 milhões, que visam “unir todos os cidadãos de uma europa que se quer diferente, de uma europa que se quer com sucesso, que tenha saúde, que tenha bem estar e, acima de tudo, que seja sustentável e que todos os cidadãos tenham acesso àquilo que são os cuidados de saúde e de bem estar”, afirmou.
Refira-se que neste evento final do projeto SMART BEAR, o governante integrou um painel de discussão, juntamente com a Secretária de Estado da Saúde, Ana Povo, Bernd Gawlik, European Commission, Giuseppe de Pietro, Italian National Research Council (CNR), Ricardo Jardim Gonçalves, UNINOVA, Catherine Chronakl, Sectetary General HL7 Europe e Ioannis Fostiropoulos, Mayor of Municipality Palalo Faliro.
Após o painel de discussão, Pedro Ramos, participou na cerimónia de encerramento, juntamente com a Secretária de Estado da Saúde, Ana Povo, e o coordenador europeu e diretor da UNINOVA, Ricardo Jardim Gonçalves.
Recorde-se que o projeto SMART BEAR teve início na RAM em 2021 e já permitiu realizar uma intervenção personalizada a um grupo de mais de 500 utentes do Serviço Regional de Saúde. A RAM é MASTER OF PILOTS deste projeto. A RAM recebeu um financiamento da União Europeia na ordem dos 2 milhões de euros para o desenvolvimento deste projeto.
O SmartBear é um dos projetos do Madeira Digital Health and Wellbeing, que engloba diversos projetos europeus e envolve vários parceiros, entre os quais o Governo Regional da Madeira, através da Secretaria Regional de Saúde e Proteção Civil, o Serviço de Saúde da Região Autónoma da Madeira, a Secretaria Regional de Turismo e Cultura, o Instituto de Desenvolvimento de Novas Tecnologias (UNINOVA) e o Instituto para o Desenvolvimento e Inovação Tecnológica (IDEA).