‘Novas Tecnologias Oportunidades e Desafios para os Jovens’. O tema animou, esta manhã, o debate e as intervenções dos estudantes de 12 escolas do Ensino Secundário, no âmbito do programa ‘Parlamento dos Jovens’ para o Ensino Secundário, que contou com a presença da presença secretária regional de Inclusão, Trabalho e Juventude.
Durante a sessão de abertura da sessão parlamentar, Ana Sousa agradeceu a parceria do Parlamento regional com a Direção Regional de Juventude e a Secretaria Regional de Inclusão Trabalho e Juventude, evocando também o papel dos professores como “construtores das sociedades do futuro”.
“Que este Parlamento Jovem possa ser mais um instrumento de tecelagem para o vosso futuro, pois o vosso futuro será, com certeza, o futuro da Madeira e do Porto Santo e em cada um de vós cresce a identidade e bravura deste território insular”, sublinhou a governante.
Em debate estiveram diversos temas, nomeadamente a influência das novas tecnologias no bem-estar mental, numa jornada parlamentar em que não faltaram propostas inovadoras e sugestões para implementação de projetos de âmbito escolar.
A Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira foi palco, esta terça-feira, da sessão regional do programa ‘Parlamento dos Jovens’ para o Ensino Secundário, uma iniciativa que juntou 62 alunos, oriundos de 12 estabelecimentos de ensino.
Educar para a cidadania, estimular o gosto pela participação cívica e política, dar a conhecer a Assembleia, o significado do mandato parlamentar, as regras do debate e o processo de decisão do Parlamento, promover a discussão democrática e o respeito pela diversidade de opiniões e pelas regras de formação das decisões são alguns dos objetivos do programa ‘Parlamento dos Jovens’.
Esta é uma iniciativa da Assembleia da República dirigida aos jovens dos 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário, de escolas do ensino público, particular e cooperativo do Continente, das Regiões Autónomas e dos círculos da Europa e de Fora da Europa.
O evento foi promovido em parceria com a Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares das Assembleias Legislativas das Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, os Parlamentos da Madeira e dos Açores, a Direção-Geral dos Assuntos Consulares e das Comunidades Portuguesas, o Instituto Português do Desporto e Juventude, as Direções Regionais de Educação e da Juventude da Região Autónoma dos Açores e as Direções Regionais de Educação e de Juventude da Região Autónoma da Madeira.
Nas 12 escolas regionais que integram o Programa Parlamento dos Jovens - Ensino Secundário, esta iniciativa envolveu a participação de 3.300 estudantes.